23 de março de 2011

Cupcakes - Nosso Bolo das Fadas


Esse pequeno bolo teve origem no Reino Unido, onde são chamados até hoje de Fairy Cakes (Bolo das fadas), tradicionalmente um bolinho de baunilha com cobertura de fondant, presente no clássico chá das 5.

O termo Cupcake é mencionado pela primeira vez no livro Seventy-Five Receipts for PastryCakes, and Sweetmeats de Eliza Leslie, 1828. Ou seja, nosso queridinho é tão contemporâeno e ao mesmo tempo tão tradicional e antigo.

Ao invadir os EUA, mudou de nome pelas receitas originais. The Oxford Encyclopedia of Food and Drink in America explica que o nome tem um duplo sentido, pois a receita do bolo é medida em cups (xícaras) e assada nelas. Isso foi revolucionário por causa do tempo que demorava para se assar bolos e da facilidade em medir os ingredientes que originalmente eram pesados.


E claro, há também a corrente que defende o desenvolvimento dos cupcakes nos Estados Unidos. Lá eles teriam começado com o nome number cakes, por causa da facilidade em lembrar as medidas de cada ingrediente para assá-los. [Em geral: 1 xícara de manteiga, 1 de leite, 2 de açúcar, 2 de farinha, 4 ovos e uma colher de sopa de bicarbonato.] Assavam rápido e uniformemente, não queimavam tão fácil como bolos enormes. 


Por isso em meados de 1900 esses bolos se tornaram populares devido a sua facilidade de cozimento.


Originalmente os sabores eram básicos, feitos para crianças. Hoje se encontram as mais diversas combinações de massas, recheios e coberturas, apresentações mais lúdicas, modernas.


Em 1996, foi aberta a primeira cupcakeria em Nova York que auxiliou na ascensão do cupcake. Marcado em cenas de filmes hollywoodianos, como "O Diabo Veste Prada"; "Mulheres Perfeitas" e "Sex and the City", o cupcake se tornou fonte de renda para culinaristas e apaixonados por gastronomia.


Ainda existe uma confusão entre o cupcake e o muffin. A diferença está na massa, pois a textura da massa do cupcake é mais leve, similar à de um bolo macio.

Não parece tão difícil, alguém se arrisca e me manda um para eu experimentar?



Mas não é somente na culinária que os Cupcakes fazem sucesso. Além de um item delicioso, Os cupcakes conquistaram a moda, decoração e diversas outras áreas! E você já tem uma bijouteria exclusiva Pretérito Perfeito de cupcake?

Passa na loja agora:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...